sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Novo padrão de tomadas ainda causa transtornos

Maior dificuldade é achar adaptador para o novo modelo de três pinos

    Nicola Pamplona, RIO - O Estadao de S.Paulo

    Mais de um mês após a sua implantação, a mudança no padrão brasileiro de plugues e tomadas continua causando transtornos ao consumidor. É difícil encontrar adaptadores para o novo modelo, que conta com três pinos, nas principais lojas de varejo. O setor tem grande dificuldade para encontrar supridores que acompanhem a grande demanda. A questão é foco de ação do Ministério Público Federal do Paraná, que pretende interromper a mudança.

    O novo padrão entrou em vigor no início de janeiro e, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), tem como objetivo aumentar a segurança das instalações elétricas nos lares brasileiros. Os novos plugues e tomadas são obrigatórios em geladeiras, lavadoras de roupas, micro-ondas, aparelhos de ar condicionado, TVs de plasma e LCD e computadores.
    Os transtornos são maiores nesse último caso - uma vez que, para todos os outros, o Inmetro recomenda a troca das tomadas, em vez do uso de adaptadores. Para computadores, porém, existe a necessidade de adaptadores para o uso de filtros de linha ou nobreaks nos padrões antigos ou nos padrões americanos (dois pinos chatos e um cilíndrico), mais difíceis de encontrar.
    A Casa & Video, rede de varejo com grande número de lojas no Estado do Rio, diz que encomendou os equipamentos em janeiro, mas só havia previsão de entrega agora para a segunda quinzena de fevereiro. Nas lojas da rede, só se encontra um adaptador que transforma o plugue brasileiro atual, com dois pinos cilíndricos, para o novo padrão, válido apenas para aparelhos que permanecem sem aterramento, como utensílios domésticos e ventiladores.
    O Inmetro reconhece o transtorno, mas diz que é comum em um momento de mudança como esse. "Temos feito pesquisa em diversos Estados sobre a disponibilidade de adaptadores. Em um primeiro momento, a dificuldade era muito grande. Hoje em dia pode haver problemas pontuais, mas a quantidade de adaptadores cresceu bastante", diz o chefe da divisão de avaliação da conformidade do instituto, Gustavo Kuster.
    A mudança demandou investimentos de fabricantes como a Daneva, de Poá (SP), que já tem produtos nas lojas e vai lançar três novos modelos - um deles com o padrão americano, muito comum em filtros de linha. A empresa criou novas linhas, teve um aumento de 10% no quadro de funcionários e diz hoje ter capacidade para atender 30% do mercado, com a produção de 2 milhões de unidades por mês. São dessa marca os únicos adaptadores encontrados pela reportagem do Estado em redes de varejo do Rio.
    Mesmo diante das garantias do Inmetro, o Ministério Público Federal (MPF) do Paraná ajuizou, no fim de janeiro, ação civil pública pedindo a suspensão do processo de padronização de tomadas. "Para o MPF, a padronização é equivocada e não foi comunicada à população com o devido destaque e debate", diz o MPF. Além disso, diz um comunicado do órgão, o uso de adaptadores prejudica a segurança, "principal argumento para a adoção da nova padronização".
    De fato, no Rio, é mais fácil achar adaptadores não certificados em camelôs, que transformam o plugue padrão de três pinos em um de dois pinos. O Inmetro, contudo, não recomenda o uso de adaptadores. Kuster diz que, no caso dos aparelhos obrigatórios, o ideal é trocar a tomada. "Nos outros, continuam os dois pinos. Os novos plugues entram nas tomadas novas e antigas."
    

    Um comentário:

    1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
      www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
      Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
      Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
      www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
      E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

      ResponderExcluir